Os Sinais de Deficiência de Vitamina A são muito importantes par que muitos problemas possam ser detectados e evitados a tempo. Alias, a Vitamina A ou Retinol desempenha múltiplas funções no organismo: estão relacionadas com crescimento, amadurecimento e desenvolvimento do sistema imune e também da visão.
Na retina existem proteínas chamadas opsoninas que na presença do retinol, se ligam formando rodopsinas. As rodopsinas são moléculas fotossensíveis e, portanto, respondem à presença de luz, desencadeando o processo da formação da visão nas células da retina.
A outra forma de vitamina A, o ácido retinoico, é extremamente importante fator de crescimento para células epiteliais, desempenhado funções semelhante a hormônios.
BOMBANDO NA WEB ↓↓:




Além disso outras funções como desenvolvimento embrionário, hematopoiese, metabolismo de ossos e pele e membrana de mucosas, são também descritas como tendo envolvimento da vitamina A.
Principais Fontes
A forma imediatamente ativa da vitamina A, isto é, os retinoides, são encontrados em fontes animais. Alimentos com retinoides são o fígado, a gema do ovo, os camarões e os laticínios integrais.
Os carotenoides, porém, podem ser encontrados em fontes vegetais e são posteriormente convertidos pelo corpo em retinoides.
Alimentos com grandes concentrações de carotenoides são a batata doce, a cenoura, a abóbora e brócolis. Vegetais folhosos de coloração verde escura também possuem bons níveis de carotenoides, como o espinafre e a couve.
Recomenda-se, porém, que sejam consumidas ambas as formas da vitamina, uma vez que elas fornecem benefícios ligeiramente diferentes e complementares.
Veja Também: As Principais Fontes de Vitamina A ( Retinol )
Benefícios da Vitamina A
Os principais benefícios vitamina A para a saúde incluem:
- Ajuda a prevenir o câncer
- Melhora a saúde da pele
- Melhora a saúde ocular
- Melhora a imunidade
- Combate inflamação
Sinais de Deficiência
Os primeiros sintomas de falta de vitamina A são dificuldade para adaptar-se à visão noturna, pele seca, cabelo seco, unhas quebradiças e diminuição do sistema imunológico, com o aparecimento frequente de gripes e infecções.
A vitamina A é pode ser encontrada em alimentos como abóbora, cenoura, mamão, gema de ovo e fígado, e o organismo de um adulto é capaz de armazenar um estoque de até 1 ano desta vitamina no fígado.
Enquanto nas crianças esse estoque dura apenas algumas semanas. Diante de uma deficiência, os sintomas de falta dessa vitamina incluem:
- Unhas quebradiças e que se descamam facilmente;
- Gripes e resfriados constantes;
- Pele, cabelo e boca secos;
- Diminuição da fertilidade;
- Cegueira noturna;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Anemia;
- Acne;
A deficiência de vitamina A é mais comum em pessoas com desnutrição, idosos e em casos de doenças crônicas, como a doença inflamatória intestinal.
A deficiência de vitamina A é identificada por meio de um exame de dosagem de retinol sérico. A deficiência do nutriente pode causar uma série de problemas de saúde como:
- Endurecimento das membranas mucosas do trato respiratório, gastrointestinal e geniturinário.
- Ressecamento da esclera (parte branca) e córnea dos olhos, podendo levar à cegueira.
- Inflamação da pele (dermatite).
- Risco de infecções e morte.
- Cegueira noturna.
Recomendados Para Você: